Pesquisa de mercado é uma atividade que visa levantar opiniões junto ao consumidor sobre assuntos, produtos e idéias.
Pesquisa de Mercado em 6 Passos
O processo é simples, e em linhas gerais se desenrola da seguinte forma:
1º Passo: Um cliente que pode ser uma indústria, uma agência de publicidade, uma empresa de serviços, ou qualquer companhia ou pessoa que deseja saber o que seu mercado pensa, contrata uma empresa de pesquisa e expõe o que deseja saber.
2º Passo A empresa de pesquisa desenvolve um questionário contendo todas as perguntas que o cliente deseja fazer aos seus consumidores ou usuários.
3º Passo A empresa de pesquisa “vai a campo”, ou seja, monta uma equipe de entrevistadores para aplicar este questionário junto às pessoas que interessam ao seu cliente. Normalmente o cliente estabelece um determinado perfil para ser entrevistado. Por exemplo: pessoas do sexo feminino, das classes A e B, que sejam consumidoras de um determinado produto. Os entrevistadores procuram então pessoas que possuem este perfil e aplicam o questionário.
4º Passo Para termos certeza de que a entrevista realmente foi realizada e com as pessoas que precisamos, um supervisor entra em contato novamente com a pessoa entrevistada e verifica se: 1º. ela respondeu realmente a entrevista, 2º. se ela realmente possui o perfil desejado, e 3º. se ela deu mesmo aquelas respostas ao entrevistador.
5º Passo Depois de aplicados os questionários, os mesmos vão para uma central de processamento de dados para que todas as respostas sejam tabuladas.
6º Passo É feita uma análise dos resultados e os mesmos são apresentados ao cliente que encomendou a pesquisa.